Uma festa brasileira tocada pelos cidadãos do futuro
Acontece no dia 14 de novembro, no Complexo Cultural Funarte de Brasília, das 19h às 23h, o II PERC BRASIL – Música e Cidadania. Com grande show de Carlinhos Brown, artista que é inspiração para quem vê a música e a cultura como ferramentas na formação do cidadão, o evento reunirá organizações sociais e apresentará ao público boas ações desenvolvidas pelo terceiro setor no Distrito Federal. Um dos grandes expoentes da música popular brasileira aqui e no exterior, Carlinho comandou o I PERC BRASIL, realizado em outubro de 2011, e desde então comprometeu-se a estar na festa, também este ano, como forma de acompanhar e contribuir com o desenvolvimento do projeto.
Realizado pelo Instituto Bogéa de Educação, Esporte e Música- IBEM e organizado pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes populares - IECAP, o II PERC BRASIL , que tem como grupo anfitrião o Tambores de Responsa, mostrará o talento e sonoridade dos grupos Maria Vai Casoutras, Surdodum, Bateria Nota Show, Tokata, Patubatê, Batukenjé, além da participação especial do cantor e compositor Mário Noya.
Além das atrações exibidas no palco, o evento objetiva fortalecer e divulgar ações sócio-educativas para promover o intercâmbio cultural entre as organizações participantes, pois acredita na arte como fator, comprovadamente, eficaz e primordial para afirmação da auto-estima, dignidade, cidadania e vida. Unida a trabalhos de cultura popular, esses projetos sociais já reconhecidos e hoje multiplicadores de sua arte junto a crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiências, representam o renascimento das tradições brasileiras, das manifestações afrodescendentes, e da arte como instrumento de educação e agente de transformação social.
O evento não comercializará ingressos. Os convites, limitados, serão distribuídos entre formadores de opinião e autoridades e disponibilizados na bilheteria da Funarte ao público que poderá retirá-los no próprio dia da apresentação, com antecedência, observando a lotação da casa.
GRUPOS
TAMBORES DE RESPONSA (GRUPO ANFITRIÃO)
O grupo Tambores de Responsa do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, com um trabalho de percussão e maracatu no Núcleo Rural Lago Oeste, iniciou sua militância em prol da música como agente de transformação social há oito anos no DF. No Lago Oeste tem transformado a comunidade local e apresentado para os batuqueiros um pouco da diversidade da música brasileira. Em 2010 recebeu patrocínio Petrobras e hoje ensina música para 400 crianças e adolescentes, que também aprendem, em oficina, a fabricar o próprio instrumentos.
Renata Hargreaves (8151-2400)
MARIA VAI CASOUTRAS
Maria vai Casoutras é uma banda de percussão formada, exclusivamente, por mulheres. Sediada em Brasília, atua em produções culturais, artísticas e festas, explorando os principais ritmos regionais brasileiros associados à dança, mesclando o estilo clássico com a mistura de sons e movimentos da moderna música brasileira. Em 2012 a banda esteve presente em eventos como o Encontro de Sindicatos – CUT, Vigília pela Educação – Sinpro, Corrida Cross Parques na Ermida Dom Bosco e inúmeras festas. O grupo traz uma nova roupagem para músicas já consagradas no cenário nacional e internacional sem deixar para trás o samba, forró e axé.
Almére: 8226-1421
BATERIA NOTA SHOW
Pertencente à Escola de Samba Água Imperial, a bateria Nota Show é o braço social da escola de samba. Com um grupo interessadíssimo em samba na cidade de Brasília, a Bateria Nota Show já é destaque nos carnavais do DF. Localizada em Ceilândia, atende à, aproximadamente, 450 jovens e adultos que encontraram no samba a alegria de tocar em diversos eventos musicais.
Wagner: 8583-1514
BATUKENJÉ
O grupo cultural Batukenjé foi criado em 2006 pelo músico e agente cultural Celin du Batuk, em viagem à Finlândia, quando ministrava workshop sobre percussão popular brasileira. No mesmo ano, em Brasília, o Batukenjé iniciou seus trabalhos no campus da Universidade de Brasília, oferecendo ensaios abertos semanais a comunidade. Em 2007, esses ensaios começarama acontecer no Parque da Cidade, sempre abertos à sociedade, reforçando seu caráter inclusivo com crianças, adolescentes, melhor idade e pessoas com deficiências. Atualmente, o mestre Celin, através do projeto Kombo Arte Afro atende cerca de 120 crianças na Vila Telebrasília e Vila Estrutural, com o apoio do FAC Fundo de Apoio à Cultura e GDF - Governo do Distrito Federal. Desde sua fundação o grupo participa de festivais realizados no verão europeu. Em julho de 2012 iniciou a turnê internacional Soul Tambor Batukenjé e participou de um grande evento brasileiro em Helsink, o Ginga na Mata.
Celin: 8173-9986
A matéria-prima é reciclável. A consciência, sustentável. No palco, a criatividade do grupo Patubatê une música, cultura, meio-ambiente e arte. Os instrumentos impressionam pela simplicidade e inovação. São feitos de latas, baldes, tonéis, panelas e até peças de automóveis. A sonoridade é única. Os timbres provenientes de alumínio, plástico, zinco ou madeira não deixam nada a desejar aos instrumentos convencionais. O som das sucatas inspira e leva os músicos a criarem performances com ritmos como Maracatu, Samba, Funk, Afro, Frevo, Baião, Ijexá, Carimbó, Ciranda, Tambor de Crioula, Capoeira, House e muito outros. Nas mãos de seus músicos, sucata não é lixo, é música sustentável, já que é transformada em instrumentos. Fundado em 1999, o grupo carrega influências diversas como o Stompe Blue Man Group (EUA) e Hermeto Pascoal. Os músicos já levaram seus shows performáticos a todos os estados do Brasil e a países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia e Continente Africano (Burkina Faso, Botswana, Quênia, República de Camarões e Gabão). Em 2011 participou do Festival da Lusofonia e Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, em Macau, com shows e oficinas.
Contato: Bernadete Nunes (61) 9649-6883 55 (61) 7812-1194
TOKATA
O grupo de bateristas Tokata é um projeto que nasceu do Bateras 100% Brasil, trazendo os grooves mais elaborados e rápidos, em pura sincronia entre os bateristas em formato de duo, trio e quarteto. As apresentações são compostas por peças executadas pelos bateristas tocando, simultaneamente, e de forma sincronizada. A performance empolgante passa pelo rock, pop, samba e drum`n bass.
Kaká: 9202-1202
SURDODUM
O Surdodum surgiu em 1994 com o objetivo de proporcionar aos indivíduos com deficiência auditiva de todos os graus e tipos, a participação em uma banda de percussão, ou seja, oferecer a integração musical por meio de um processo sócio- pedagógico e cultural. A banda, hoje, conta com 11 participantes, sendo seis músicos surdos e cinco ouvintes. No Surdodum não há casos de reprovação. A cobrança positiva do estudo acadêmico, bem como a elevação da auto-estima, estimula os surdos a cada vez mais conquistarem um futuro melhor e mais consciente. Alguns estão cursando a faculdade e outros são funcionários públicos. No ano de 2006 a banda tocou na posse do Presidente Lula.
Ana: (61) 9984-4574
MÁRIO NOYA
O cantor e compositor mineiro Mário Noya está lançando o CD “Meu Pop é Assim” com músicas de sua autoria e duetos com Zé Renato, Claudio Venturini, Roberto Menescal dentre outros. O CD anterior, “Noite sem Fim” cedeu duas canções para o filme de Arnaldo Jabour, “A Suprema Felicidade”. Na bagagem, projetos importantes como o “Caminhão Palco” que corre o país levando MPB as mais diversas comunidades. No repertório, samba, rock e reggae.
Mário: 8173-6403
SERVIÇO
II Perc Brasil
Dia 14 de novembro de 2012.
Complexo Cultural Funarte de Brasília
Das 19h às 23h
Classificação indicativa: 12 anos (acompanhado de responsável)
MAIS INFORMAÇÕES:
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 3409-1065/ 8151-2400
Vanderlei Manaia
(61) 3409-1065 / 9153-7401
Brasília-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário